A 1ª reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), realizada hoje (28), debateu ações de combate aos incêndios nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, com representantes da Defesa Civil, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Instituto Chico Mendes Bio (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segue o resumo das ações previstas no combate aos incêndios no Pantanal, discutidas na Comissão de Meio Ambiente da ALMT:
-
Ampliação da estrutura de combate: Mais quartéis nos 24 municípios e formação de cerca de 85 equipes, somando 1.088 militares, além de brigadistas estaduais e municipais.
-
Compra de helicóptero exclusivo para o Corpo de Bombeiros, com recursos do Fundo Amazônico (R$ 45 milhões).
-
Sala de situação será criada para gerenciar em tempo real os recursos e as ações no combate aos incêndios.
-
Reflexão sobre o uso dos recursos do Fundo Amazônico também para o Pantanal, defendido pelos deputados presentes.
-
Locação de equipamentos reforçada em 2025, com investimento de R$ 35 milhões, incluindo patrulhas mecanizadas, carros-pipas, caminhões, esteiras, retroescavadeiras e tratores.
-
Acordo para unificar a data de encerramento das autorizações de queima, em alinhamento entre Ibama, Defesa Civil e Governo do Estado.
Com informações da Assembleia Legislativa
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil